Glutén – mocinho ou vilão?

Há alguns anos atrás alimentos sem glúten só eram encontrados em lojas especializadas em produtos naturais, mas os tempos mudaram e hoje eles já estão por toda parte seja no mercado, restaurante, lojas de conveniência, etc. Para pessoas com doença celíaca, uma condição desconfortável na qual o individuo não consegue digerir a proteína encontrada no trigo, centeio e cevada, essa variedade de alimentos glúten free é uma bênção. Mas para a grande maioria que não sofre de DC consumir alimentos sem glúten virou uma moda.

Estudos recentes mostram que grande parte das pessoas que consomem alimentos glúten free não possuem qualquer restrição e a pergunta que fica é quais são os benefícios de se consumir alimentos sem glúten? Um estudo de 2016 mostrou que dietas sem glúten podem ser pobres em nutrientes importantes como fibra, ferro, zinco, tiamina, B12, entre outros. Dietas sem glúten costumam ter maior quantidades de alimentos com gordura e fontes de carboidratos com maior índice e carga glicémica.

Não existem evidencias que uma dieta sem glúten forneça benefícios nutricionais e possa ter consequências negativas na saúde ou na composição corporal. Os grãos integrais que contem glúten são excelentes fontes de nutrientes, vitaminas e minerais. Já as alternativas sem glúten possuem baixo teor de nutrientes e são mais ricas em calorias.

Caso você tenha algum desconforto quando consome glúten é importante consultar seu nutricionista ou medico, caso contrario, consuma o glúten como outros alimentos sempre visando o equilíbrio, sem exageros.

 

GV NUTRIÇÃO

Guilherme Villaboim

Nutricionista Clínico e Esportivo

Campinas

CRN: 38526

 

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