Palatinose

A Palatinose ou isomaltulose é um tipo muito específico de carboidrato, ou seja, um açúcar encontrado em vários alimentos como, por exemplo, na cana de açúcar, beterraba e no mel. É obtida por meio de um processo de aplicação de enzimas nesses alimentos. Ela pertence à família dos dissacarídeos composto de glicose e frutose que possui o índice glicêmico baixo, capaz de fornecer energia quase tão rápido como a maltodextrina ou a dextrose, mas sem elevar a insulina.

Não elevando a insulina, essa resposta glicêmica e insulinêmica baixa ajuda a evitar picos, a energia na forma de glicose aparece no sangue mais lentamente e com uma duração prolongada refletida por uma curva mais baixa, porém mais longa, sendo ideal para uso em dietas que visam diminuir o percentual de gordura e a diminuição da liberação de insulina. Além disso, é considerada uma das melhores fontes de carboidratos para quem deseja o ganho de massa muscular, melhora a performance e a recuperação muscular.

Dietas insulinêmicas altas favorecem o armazenamento de gordura e podem levar a resistência à insulina e a obesidade. Em contra partida, a energia de forma gradual, sem desenvolver uma elevada concentração de açúcar no sangue ajuda na prática de exercícios por mais tempo podendo também ser utilizada em diversas atividades e dietas. A Palatinose permite o fornecimento de energia equilibrado e sustentado, promove a queima de gordura e ajuda a combater a sensação de fadiga, ou seja, o cansaço intenso. Quando consumida como pré-treino, pode ajudar a render um desempenho melhor durante o exercício.

 

GV NUTRIÇÃO

Guilherme Villaboim

Nutricionista Clínico e Esportivo

Campinas

CRN: 38526

Mais postagens

O que comer no pré treino?

O que comer no pré treino?

A maioria não se sente bem treinando após uma refeição grande e quem treina sabe

Pão de queijo vegano

Pão de queijo vegano

Essa opção apresenta redução de aproximadamente 50% do valor energético de um pão de queijo

Trufas energéticas

Trufas energéticas

Que tal um lanche rápido e saudável com apenas 3 ingredientes? Essas trufas energéticas são

Furei a Dieta, e agora?

Furei a Dieta, e agora?

Existem dias bons e ruins quando nos comprometemos a fazer um planejamento de dieta e

GUILLERME VILLABOIM

CRN: 38526