Posso consumir álcool enquanto busco definição muscular?

Uma dúvida que sempre aparece em uma parcela dos pacientes aqui no consultório é sobre o consumo de álcool e o quanto ele pode atrapalhar quando o objetivo é definição muscular.

Carboidratos e proteínas possuem 4 calorias por grama enquanto a gordura possui 9. O álcool possui 7 calorias, mas diferente dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) ele não é um nutriente essencial e quando ingerido seu corpo o identifica como uma toxina.

A baixa reputação ao álcool entre os praticantes de atividade física se deve ao fato de que o álcool reduz drasticamente a taxa de oxidação de gordura no corpo, contribuem para a desidratação, interferem na absorção de vitaminas e minerais, atrapalham a síntese proteica e diminuem os níveis de testosterona no organismo, além disso, os processos relacionados à manutenção e ao crescimento muscular são prejudicados.

Um estudo publicado no American Journal of College of Nutrition mostra que quando homens tomam 2 doses de vodca e limonada sem Açúcar sua oxidação lipídica cai 73%. A oxidação lipídica é uma medida da quantidade de gordura que seu corpo está queimando. Embora cada dose de vodca tenha menos de 100 calorias cada, elas tiveram um enorme impacto no poder de queima de gordura.

Porém, outros estudos mostram que a bebida alcoólica não é tão ruim quanto parece. Um estudo alemão com 49 homens dividiu eles em 2 grupos seguindo a mesma dieta. Em um dos grupos os participantes consumiam todos os dias um copo de vinho e o outro grupo um copo de suco de uva. Ao final do estudo o grupo do vinho tinha perdido 25% de gordura a mais que o grupo do suco de uva.

Com esses resultados podemos afirmar que o álcool não é totalmente um vilão, embora podemos afirmar que o consumo de álcool prejudica de certa forma os praticantes de atividade física.

Minha recomendação é que você evite o consumo de álcool, porém, se você fizer questão de consumir bebidas alcoólicas procure consumir com cuidado e sem excessos, prefira as bebidas com quantidades menores de calorias, e não se esqueça que o equilíbrio na alimentação é a chave.

 

350ml de Cerveja = 153 calorias e 13,9 gramas de álcool

350ml de Cerveja light = 103 calorias e 11 gramas de álcool

125ml de Vinho tinto = 125 calorias e 15,6 gramas de álcool

100mlde Saquê = 134 calorias e 14,1 gramas de álcool

 

GV NUTRIÇÃO

Guilherme Villaboim

Nutricionista Clínico e Esportivo

Campinas

CRN: 38526

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