Proteína no café da manhã

Todos já devem ter ouvido falar na expressão de que o café da manhã é a principal refeição do dia. Existe um motivo para essa afirmação. Como você acabou de sair de um jejum de em media 6 horas durante a noite, é necessário uma refeição que contenha carboidratos a fim de repor o glicogênio.

Pode se dizer que isso de fato é verdade, mas varia muito conforme a estratégia da dieta e horário do treino do paciente. A verdade é que as proteínas não podem faltar nessa primeira refeição do dia, além de fornecerem aminoácidos essenciais ao organismo, são importantes estimulantes da síntese proteica, contribuem para outros processos fisiológicos fundamentais, pois você não tem uma reserva de proteína como de carboidratos (glicogênio).

É muito comum que as pessoas que não fazem dieta tenham um consumo baixo de proteína durante o dia, consumindo muitas vezes apenas proteína no almoço e jantar. Já aqueles que praticam atividade física é mais provável que tenham o habito de consumir ovos, whey protein, iogurte e queijos magros, provendo assim a necessidade de carboidratos.

Aqui segue algumas opções de café da manhã para garantir uma quantidade de proteína. A minha sugestão é que você comece inserindo um ou outro para otimizar seu perfil nutricional.

Algumas boas opções:

1 – Mingau de aveia + whey protein

Uma refeição completa e muito fácil de fazer, mas depende muito do whey protein que você escolher para ficar saborosa. Essa refeição possui carboidratos complexos, fibras provenientes da aveia e uma boa quantidade de proteína de alto valor biológico proveniente do whey protein. (Recomendo a linha fresh whey da marca DUX ou Isso 100 da marca Dymatize.)

2 – Ovos mexidos + queijo cottage

Uma refeição extremamente proteica, você pode usar diversos temperos, a adição do queijo cottage ou creme de ricota vai mudar a cara do habitual ovo mexido.

3 – Panquecas de proteína

Utilize 4 claras + 15gr de whey protein (essa quantidade vai ter em média 23gr de proteína por panqueca), misture bem e doure em uma frigideira. Dependendo do seu objetivo pique uma fruta em cima.

 

GV NUTRIÇÃO

Guilherme Villaboim

Nutricionista Clínico e Esportivo

Campinas

CRN: 38526

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