Consumo de açúcar na dieta

Hoje o açúcar é um ingrediente que a maioria das pessoas tentam eliminar da dieta. Mas afinal, o consumo de açúcar é tão ruim assim?

É comum encontrarmos uma variedade de suplementos que utilizam açúcar em sua composição, como por exemplo, isotônicos, energéticos, barras de proteína, entre outros. Não podemos esquecer que o açúcar se consumido de forma exagerada faz mal para a saúde e pode causar obesidade, problemas cardíacos e agravar a saúde do diabético.

Por outro lado, é importante entender que os carboidratos são a principal de fonte de energia para o corpo e tem um papel fundamental no seu treino físico. Os carboidratos simples são açucares que vão ser digeridos de forma rápida e se consumidos depois do treino podem trazer grandes benefícios.

O consumo de carboidratos especialmente antes, depois e até durante o treino, pode ser um grande aliado dependendo do objetivo e intensidade do treino. Seja carboidrato complexo ou simples, o corpo vai quebrar essas moléculas para utiliza-las e parte vai ser convertida em glicogênio que será armazenado nos músculos.

Para um bom desempenho é necessário um estoque apropriado de glicogênio. Dependendo do objetivo, uma estratégia nutricional eficaz, é basicamente uma refeição composta de carboidratos complexos que deve ser feita de 2 a 3 horas antes do treino, uma refeição de carboidratos simples de 60 a 30 minutos antes do treino e caso o treino seja intenso e dure mais de uma hora, após esse período o consumo de carboidrato simples pode ajudar a manter a intensidade do treino.

Se formos falar de músculos, existem inúmeros artigos que comprovam que o consumo de carboidratos no que chamamos de janela de oportunidade (30 a 60 minutos após o treino) maximiza a recuperação de glicogênio e impede a quebra de massa muscular.

Eu utilizo para alguns pacientes, o que já está mais que popular entre atletas de musculação, refeições pós treino contendo cookies, sucrilhos, entre outros doces com açúcar e baixo índice de gordura.

Para os que gostam de comer um docinho, esse horário é uma grande oportunidade para consumir o que gosta mesmo e ainda assim conquistar seus objetivos.

 

GV NUTRIÇÃO

Guilherme Villaboim

Nutricionista Clínico e Esportivo

Campinas

CRN: 38526

Mais postagens

O que comer no pré treino?

O que comer no pré treino?

A maioria não se sente bem treinando após uma refeição grande e quem treina sabe

Pão de queijo vegano

Pão de queijo vegano

Essa opção apresenta redução de aproximadamente 50% do valor energético de um pão de queijo

Trufas energéticas

Trufas energéticas

Que tal um lanche rápido e saudável com apenas 3 ingredientes? Essas trufas energéticas são

Furei a Dieta, e agora?

Furei a Dieta, e agora?

Existem dias bons e ruins quando nos comprometemos a fazer um planejamento de dieta e

GUILLERME VILLABOIM

CRN: 38526