Como evitar a retenção de liquidos

Nessa época de pandemia em que a grande maioria das pessoas estão praticando menos atividade física, sempre vem a pergunta aqui no consultório sobre como se livrar da retenção de líquido?

1 – Beba mais água! Eu sei que você já ouviu isso antes, mas esse é o conselho mais importante que posso dar. Hidratar seu corpo permiti que seu metabolismo funcione de forma mais eficaz, beber mais água faz com que você libere mais água por meio da excreção, diminuindo a “retenção de hídrica”.

2 – Transpire mais! A transpiração é uma forma de “resfriamento evaporativo”, mecanismo pelo qual o corpo regula sua temperatura. Se você está suando, isso significa que seu metabolismo está acelerado. Além disso, a retenção de água não é simplesmente “água”, mas íons de sódio presos sob a pele. É por isso que seu suor tem gosto salgado.

3 – Limite seu consumo de sal! O corpo precisa apenas de 2.000 a 2.500 mg de sódio por dia para completar suas funções metabólicas. Mantenha o consumo de sódio moderado e substitua o excesso de sal por temperos como alho, gengibre, ervas frescas, pimenta-do-reino, Ms. Dash, molho picante ou qualquer outra coisa que seu paladar deseje.

4 – Consuma café preto e chá, ambos são diuréticos naturais, lembrando que são substancias estimulantes, portanto consuma com moderação.

 

GV NUTRIÇÃO

Guilherme Villaboim

Nutricionista Clínico e Esportivo

Campinas

CRN: 38526

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