Você sabe escolher o iogurte ideal?

O iogurte é um derivado lácteo preparado através da fermentação do leite pela ação bacteriana. É o produto mais popular do mundo, o qual encontramos em grande variedade no supermercado. Mas com tanta variedade em termos de qualidade e composição quanto de marcas, fica sempre aquela dúvida de qual é o melhor para o consumo.

É um alimento relativamente saudável e favorável à dieta, rico em probióticos, cálcio, potássio e proteínas, no entanto, nem todos os iogurtes são iguais. Alguns iogurtes são carregados com açúcar extra e aditivos, o que é nada interessante para nossa saúde. O ideal é consumir iogurtes com poucos ingredientes e não muito açúcar, sendo o mais natural possível.

A opção mais saudável sem dúvidas são os iogurtes integrais. Ao analisar a tabela nutricional você verá que esses possuem entre 2 e 3 ingredientes e não são adoçados, o seu sabor característico é levemente ácido. Se o sabor do iogurte natural não te agrada muito você pode adicionar uma fruta ou whey para ficar mais saboroso. Se seu objetivo é perder gordura o desnatado é a melhor opção. Eles possuem menos calorias e zero gordura, mais cálcio e mais proteína em sua composição.

Fazendo uma comparação de calorias entre o iogurte integral, o desnatado e um adoçado com frutas e mel a diferença é enorme. Vou mencionar algumas marcas para ficar mais claro essa comparação:

O iogurte desnatado da Nestlé possui apenas 57kcal por copo contra 126kcal do integral da mesma marca, contra 172kcal do adoçado uma diferença de mais de 300% entre o adoçado e o desnatado.

Se você tem alguma intolerância à lactose eu indico o Lacfree da marca Verde Campo com apenas 33kcal copo, zero gordura e zero lactose e uma lista mínima de ingredientes. Além desse tem também o Ati late zero lactose com 59kcal, zero lactose, zero gordura e poucos ingredientes. Outra opção não tão natural é o Zerolac Activia, com apenas 45kcal, zero lactose, zero gordura, mas uma boa lista de aditivos em sua composição.

Façam esse exercício e procurem ler e entender os rótulos não apenas dos iogurtes, mas produtos industrializados em geral. Busque sempre por iogurtes com poucos ingredientes em sua formulação. Se você ler o nome de algum ingrediente que não seja familiar para você, ou que seja difícil de pronunciar, isso é um indicativo que não é um bom iogurte para sua saúde.

 

GV NUTRIÇÃO

Guilherme Villaboim

Nutricionista Clínico e Esportivo

Campinas

CRN: 38526

Mais postagens

O que comer no pré treino?

O que comer no pré treino?

A maioria não se sente bem treinando após uma refeição grande e quem treina sabe

Pão de queijo vegano

Pão de queijo vegano

Essa opção apresenta redução de aproximadamente 50% do valor energético de um pão de queijo

Trufas energéticas

Trufas energéticas

Que tal um lanche rápido e saudável com apenas 3 ingredientes? Essas trufas energéticas são

Furei a Dieta, e agora?

Furei a Dieta, e agora?

Existem dias bons e ruins quando nos comprometemos a fazer um planejamento de dieta e

GUILLERME VILLABOIM

CRN: 38526