Você consegue seguir dieta no fim de semana?

Você consegue seguir dieta durante o fim de semana?

Baseado no histórico dos meus pacientes eu posso dividi-los em dois grupos: os que segue, a dieta durante o fim de semana e os que não seguem.

A diferença dos resultados entre os dois grupos ao longo de 4 ou 8 semanas é  gritante. Acredito que uma refeição ou mais refeições livres por semana (dependendo do objetivo) fazem bem para a saúde do corpo e da mente, mas sair comento besteira durante todo fim de semana inteiro com certeza irá atrapalhar e muito no resultado final.

Segue algumas dicas que passo para os pacientes colocarem em pratica que podem ajudar muito durante o fim de semana e feriados:

DICA 1: Planeje alguma refeição diferente para o fim de semana mas sem que saia da dieta, por exemplo, um salmão ou uma carne magra com algum preparo diferente. O que dificulta permanecer na dieta no final de semana é comer a mesma coisa todos os dias, então, saia da rotina mas sem sair da dieta.

DICA 2: Não saia de casa com o estomago vazio se você não sabe quais opções irá encontrar no seu passeio. Faça uma refeição pequena antes de sair para ajudar a saciar sua fome e desencorajar sair da dieta. As chances de você não furar a dieta é maior com o estomago cheio.

DICA 3: Hidrate-se! Uma das melhores maneiras de evitar sair da dieta é beber bastante água. Muitas vezes você pode estar desidratado e sentir que está com fome mas na verdade você está com sede. Você pode beber bebidas zero calorias mas tente beber bastante água, não estou falando de energéticos, chás açucarados ou refrigerantes, estou falando sobre a boa e velha água!

DICA 4: Se você por algum acaso sair da dieta, está tudo bem! Liberar-se de vez em quando e consumir um pouco a mais do que gostaria não é apenas normal mas também é mentalmente mais saudável para você ao longo prazo. Apenas tome cuidado para que isso não aconteça o tempo todo e vire rotina.

DICA 5: Reconheça o que aconteceu e siga em frente! Ficar obcecado por um lapso ocasional não mudará seus objetivos, então siga em frente com uma atitude positiva e tome as medidas necessárias para focar em seus objetivos novamente.

 

GV NUTRIÇÃO

Guilherme Villaboim

Nutricionista Clínico e Esportivo

Campinas

CRN: 38526

 

 

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